sexta-feira, 16 de março de 2012

Rede de Dormir!

A R T E S A N A T O  B R A S I L E I R O

CASCAVEL - CEARÁ

Verdadeiras Obras de Arte!
O artesanato brasileiro inicia 2012 participando em duas das mais importantes feiras do segmento de decoração e presentes nos Estados Unidos, a Dallas Temp Market e a New York International Gift Fair. Na bagagem, produtos ambientalmente responsáveis, economicamente inclusivos e socialmente justos de origem do estado de Minas Gerais. O intuito é fortalecer a imagem do artesanato brasileiro no exterior e viabilizar sua comercialização, através de ações de promoção comercial.

Compradores da rede El Corte Inglés, da Espanha e Portugal, foram ao Brasil em visita organizada pela Apex-Brasil, com o objetivo de comprar peças artesanais nacionais para realizar eventos temáticos sobre o Brasil em suas lojas na Europa.

REDE DE DORMIR

Um Exemplo de Herança Indígena!


Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral.

Devemos lembrar que os índios eram os donos da casa e já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500.

Com a vinda dos portugueses, as mulheres dos colonos adaptaram a técnica indígena às suas varandas, passando a fazer as redes em algodão (tecido mais compacto), enfeitadas com franjas.

Hoje em dia, as redes são fabricadas de diversas formas e materiais, desde as mais tradicionais de fio, tecidas em "batelão" (tear) mecânico ou elétrico, até as feitas a partir de tecido ou de materiais sintéticos como nylon e outros materiais.

Na região Nordeste do Brasil, a rede ainda é muito utilizada para dormir em substituição à cama, sendo também tradicionalmente utilizada para descanso em casas de praia (casas de veraneio). 

Comemora-se  todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo então presidente do Brasil Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Lista de blogues