segunda-feira, 21 de maio de 2012

Marcas de Sapatos!

Empresas de Sapatos

INVESTIGAÇÃO REALIZADA EM 10 MARCAS DE SAPATOS

Timberland



ecco



GEOX
Transportamos  nos sapatos de pele que calçamos um histórico de quase servidão que grassa o setor na Índia e no Brasil. Timberland, Ecco e Geox são exceções com boas políticas sociais !!!


Marcas investigadas:

Timberland, ecco, GEOX, Bata, AEROSOLES, ALDO, CAMPER, FORVA, HUSH PUPPIES E MERRELL.M.

Sangue, Suor e Lágrimas: três palavras que definem a vida de quem labuta pela sobrevivência em regiões remotas do Brasil e Índia, na produção de pele.

A sensação de distânciamento é tanto maior quanto menor a tomada de consciência sobre a origem dos sapatos que revestem os nossos pés: quantos animais abatidos, quantas mãos a curtir a pele e em que condições.

A Europa é o maior importador mundial de sapatos de pele.

Grande parte provém das fazendas do Brasil, onde há trabalho escravo e os matadouros não garatem mínimas condições de segurança aos trabalhadores.

O conforto dos sapatos de pele que calçamos não deixa adivinhar todo o percurso para trás, em terras Brasileiras e Índianas.

Mergulhando nas terras longínquas do Mato Grosso, ou nas fábricas de curtume do estado de Tamil Nadu, a viagem entre a criação de gado, o transporte para o matadouro e a curtição das peles mostra-nos a sombria e degradante realidade por trás de uns simples sapatos de pele de vaca.

A Índia é um dos cincos maiores produtores mundiais de pele bovina.

Só em 2009 produziram-se 400 mil toneladas.

Há regras para assegurar o bem-estar animal, mas na prática, a sua implementação é quase nula.

A sede de lucro aniquila os direitos humanos mais básicos.

Na Índia, condições de trabalho degradantes levam à morte de muitos trabalhadores nas fábricas de curtumes por inalação de altamente tóxicos.

O círculo vicioso de pobreza fecha outras saídas para famílias paupérrimas que, a troco de salários irrisórios, arriscam a vida.


www.deco.proteste.pt





Sem comentários:

Enviar um comentário

Lista de blogues